segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Secretário adjunto de esporte do Estado participa de café da manhã com atletas da Adefal

O secretário adjunto de esporte da Estado, Roberto Mendes participa nesta terça-feira (16) às 9h de um café da manhã na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, na ocasião além de conhecer as instalações da Instituição Roberto Mendes irá conversar com a equipe de paraatletas e preparadores técnicos da Adefal.
No encontra será apresentado ao secretário o projeto “Escolinha de Atletismo - Vencendo Limites” implantado a pouco mais de três meses. O projeto tem com objetivo desperta nas crianças e nos adolescentes o interesse pelo esporte tornando-o um complemento na rotina de atividades de reabilitação dessas crianças.
Atualmente a Adefal conta com mais de 40 atletas nas modalidades de basquete em cadeiras de rodas, atletismo e natação. Número que segundo a presidente da Adefal, Roseane Cavalcante deve triplicar com a ampliação do novo projeto.
Para Roseane a prática esportiva além de auxiliar na reabilitação motora dos atletas, contribui de forma significativa no processo de reabilitação psicológica e social, tendo em vista que através do esporte cada vez mais os paraatletas vêem ganhando espaço e reconhecimento na sociedade.
Elisângela Alves, técnica e coordenadora do projeto Escolinha de Atletismo - Vencendo Limites, vê o projeto de forma bastante positiva e ressalta a importância do mesmo para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “Ao começar a participar das aulas, logo se percebe que os nossos paraatletas mirins começam a vê que podem ir muito mais além, eles descobrem realmente que podem vencer limites”, acrescentou.
Elisângela destaca, ainda, a importância do despertar para a prática esportiva na fase da infância e da adolescência, requisito que o projeto vem cumprindo. Hoje 15 crianças entre 9 e 17 anos, participam do projeto, o que possibilita a descobertos de novos fenômenos no esportes, a exemplo da paraatleta Sônia Gouveia, que atualmente acumula mais de 230 medalhas.
“Sônia só descobriu o esporte aos 20 anos e hoje é esse exemplo de atleta. As nossas crianças ao iniciarem precocemente a atividade esportiva terão a oportunidade de ir muito mais além, e quem sabe descobriremos outras Sônia e outros João Tenório, atletas da Adefal reconhecidos nacional e internacionalmente”, finalizou Elisângela.

Jade Magalhães