segunda-feira, 7 de maio de 2007

Paraatletas da Adefal participam do campeonato Regional de atletismo e natação em Natal

Em busca de uma classificação para os jogos paraolímpicos 2007 treze atletas, quatro da equipe de atletismo e nove da equipe de natação, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal participam nos dia 12 e 13 do campeonato Regional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação na cidade de Natal. A disputa é mais uma oportunidade para que paraatletas brasileiros possam garantir sua classificação nos jogos paraolímpicos, que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de agosto.
Dos 13 paraatletas apenas a recordista e campeã Mundial Sônia Gouveia, já garantiu sua classificação. Sonia que há 21 anos dedica-se à prática esportiva, iniciou sua carreira na natação, mas o reconhecimento e as conquistas vieram pelo atletismo, na categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, sendo.
Os demais atletas ainda sonham com a classificação, entre eles João Tenório na categoria F56 em lançamento de disco e arremesso de peso e o corredor José Adelito na categoria T44, em 100, 200 e 400 metros rasos possuem grandes chances de classificação. Já na equipe de natação, relativamente nova em treinos não há grandes favoritos, mas surpresas segundo a equipe podem acontecer.
Aqueles que não conseguirem garantir sua classificação para os jogos paraolímpicos durante essa disputa, terão ainda a chance de classificação durante campeonatos oficiais realizados até 03 de junho.
Os critérios de convocação para os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, na natação e no atletismo é de acordo com os tempos obtidos pelos nadadores e atletas em provas individuais, observados em eventos como as etapas regionais de 2007 do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, nas competições oficiais IPC até a data de 03 de junho de 2007 e nas competições das confederações e associações nacionais de deficiência realizadas em piscinas de 50 metros e pistas oficiais, ambas com placar eletrônico e arbitragem oficial.
Participam deste circuito os nadadores da Adefal Ednardo Araújo, José Alexandre, Graciano de Barros, Epitácio da Silva, José Cícero, Francisco de Assis, Marcelo Martins, Ismael Silva e Érica Ferro. No atletismo é equipe é composta por Sônia Gouveia, Marivana Oliveira, João Tenório e José Adelito.
Os paraatletas viajam nesta quinta-feira (10) acompanhados dos preparadores técnicos Pablo Lucini, Diego Calado e Elisângela Alves. Também acompanham a equipe, dirigentes da Adefal o diretor de esporte José Batista e a presidente da instituição Roseane Cavalcante.

Jade Magalhães