quarta-feira, 23 de maio de 2007

Adefal abre inscrições para estágio em Direito

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal abre quatro vagas para estágio em Direito. As inscrições estão abertas até sexta-feira (25), o candidato deve solicitar a ficha de inscrição através de do E-mail: adefal-al@hotmail.com, ou na sede da Instituição na rua Clementino do Monte, 312 – Farol.
Os quatros estagiários vão atuar no Balcão de Atendimento Jurídico Walmer da Trindade Urtiga que será implantado na Adefal. O setor deve ser inaugurado na segunda quinzena de junho e receberá este nome em homenagem a um dos idealizadores da Adefal o advogado Walmer Urtiga que ao lado de Gerônimo Ciqueira fundou instituição em 1981.
O projeto trata-se de um balcão de atendimento jurídico específico para a pessoa com deficiência e é resultado de uma parceria entre a Instituição e os advogados e pesquisadores Rita Mendonça e Sérgio Coutinho firmada na última semana. O objetivo do mesmo é capacitar profissionais para atuarem na área como também garantir um atendimento jurídico que possibilite soluções menos desgastantes e mais céleres no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência.
Os inscritos serão avaliados por seus currículos onde objetivamente serão analisados pontos como: experiências anteriores, formação acadêmica e interesse pela temática da inclusão social da pessoa com deficiência.
Durante a seleção dos candidatos serão pontuados TCCs, artigos, palestras, participação em eventos, cursos, seminários, reuniões, extensões etc., com pontuação destacada para os casos em que tais atividades tangenciam a questão da pessoa com deficiência. Serão pontuados, ainda, os candidatos que demonstrem conhecimentos em libras, braile, ou atividade anterior junto a ONGs ou órgãos que se dediquem a inclusão social da pessoa com deficiência, entre outras atividades.
O resultado da seleção para segunda etapa de classificação do estágio será divulgado no próximo dia 02, através do blog da Adefal, www.adefal-al.blogspot.com, ou na sede da Instituição. Os classificados passarão ainda por um processo seletivo de entrevistas e o resultado final será divulgado no dia 12 de junho.
Os aprovados passaram por um processo de capacitação que ministrado pela Comissão de Capacitação Permanente do Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho em Alagoas – CPC/NCDOT-AL. O Núcleo é ligado ao Programa Brasil Gênero e Raça, e coordenado pelo Ministério do Trabalho e terá a duração de uma semana, de segunda a sábado, totalizando 18h de atividades.
Durante a capacitação serão abordados temas como: Trabalho, Educação, Saúde e Assistência Social, Acessibilidade e Direitos Humanos (este último, tratando dos documentos internacionais e os dispositivos constitucionais que tratam da pessoa com deficiência).
Para maiores informações consultar o edital publicado nos seguintes blogs:
www://adefal-al.blogspot.com,
www://umdireitoquerespeite.blogspot.com
www://mundoemmovimentos.blogspot.com.


Jade Magalhães