terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Alagoas elegeu para a Câmara Federal o único representante da pessoa portadora de deficiência

Com 71.209 votos os alagoanos elegeram o único representante da pessoa portadora de deficiência física na Câmara Federal, o deputado federal Gerônimo Ciqueira (PFL). Natural do município de Maribondo, mais precisamente da zona rural, o parlamentar veio para Maceió em 1975, de família humilde e com 13 irmãos, é o único com deficiência na família, conseqüência de algumas doses de medicamento para enjôos (talidomida) tomado por sua mãe durante a gravidez, o qual resultou na má formação de seus membros superiores.
Gerônimo ocupa uma cadeira na Câmara Federal após seis anos como vereador de Maceió e acumula em sua trajetória de vida importantes conquistas em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, entre elas a criação e a ampliação dos serviços oferecidos pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal.
Para o parlamentar sua vitória como deputado federal significa o reconhecimento da população alagoana ao trabalho desenvolvido ao longo de sua vida em defesa, principalmente, das pessoas mais carentes que portam algum tipo de deficiência. “Sei que cada vez mais aumenta a minha responsabilidade, quando a sociedade nos confere um mandato ao mesmo tempo ela se enche de esperança para que possamos defender os interesses da maioria”, revelou Ciqueira.
Ao chegar a Câmara Federal Gerônimo levará com ele um pauta de ações prioritárias em defesa dos deficientes de Alagoas. As reivindicações são resultados de inúmeras reuniões realizadas com representantes da Federação das de Deficientes Físicos de Alagoas – Fedefal, cujo foco principal é o fortalecimento de políticas públicas na área de saúde, educação, acessibilidade e geração de emprego e renda.
Ao falar de novos projetos de lei o parlamentar é taxativo e revela que não é preciso novas leis, e sim preciso que se faça cumprir as que já existem, como a Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que estabelece normas gerais e critério básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Na pauta de projetos em tramitação na Câmara Federal o deputado federal, Gerônimo encontrará em tramitação na Casa, o Estatuto das pessoas com deficiência, projeto que reuni as principais Leis Federais. Segundo o parlamentar além de aprovar as Leis, é preciso um maior engajamento dos governos na efetivação e principalmente no cumprimento das mesmas. “Estamos contemplados pela Legislação precisamos agora, apenas que elas saiam do papel e passem para a prática”, finalizou Gerônimo.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: