quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Adefal do sonha à realidade

Adefal surgiu de um sonho do seu fundador Gerônimo Ciqueira que veio para Maceió em 1975. O jovem natural do município de Maribondo, mais precisamente da zona rural, filho de uma família humilde e com 13 irmãos, sendo o único deficiente, fruto de um medicamento que sua mãe tomou quando ainda estava em seu ventre para dor de cabeça e neste havia uma substancia que ela não poderia ingerir. Sem apoio de sua família teve um inicio de vida muito difícil, em Maceió estudou na escola técnica federal de alagoas, foi quando arrumou um emprego na prefeitura Municipal de Maceió. Descoberto por a impressa devido seu talento como desenhista, apesar das dificuldades e de suas limitações.
O desejo de implantar em Alagoas uma instituição que fizesse algo para beneficiar os deficientes, surgiu de uma visita a ACCDA, em São Paulo, onde Gerônimo, ficou encantado, com o trabalho realizado. Desde então Gerônimo teve como seu objetivo e meta fazer a mesma coisa em Alagoas, o terreno já existia, foi doando pelo então governador Divaldo Suruagy, que através da secretária de educação construiu duas salinhas para as reuniões.
Com a idéia fixa na cabeça Gerônimo Ciqueira teve que superar algumas barreiras, como as críticas dos familiares e amigos, que viam este projeto como algo irrealizável. “Mais a minha persistência era muito grande e alguma coisa mim dizia que eu ia conseguir. Hoje mim sinto realizado, vendo o esforço sendo recompensados pelas milhares de pessoas que nós conseguimos beneficiar, a ADEFAL pra mim é como se fosse uma filha, dedico a minha vida a esse projeto só com o intuito de mim sentir útil a tantas pessoas necessitadas. É muito gratificante esse trabalho, todos nós que fazemos parte da equipe da ADEFAL, trabalhamos diuturnamente, para o crescimento dessa entidade”, revelou Gerônimo acrescentando que o sonho ainda não acabou, e que entre os projetos da Adefal está a construção de um Hospital referência em reabilitação no Estado, igual ao Hospital Sara Kubitschek em Brasília.
Gerônimo acredita poder ir muito mais além nessa luta em defesa dos direitos dos portadores de deficiência. “Chegamos até, aqui ganhamos respeito e credibilidade da população, dos órgãos públicos, das empresas privadas. Até internacionalmente nós hoje somos conhecidos e reconhecidos isso não tem preço. Agradeço a Deus por este presente”, finalizou Gerônimo Ciqueira presidente da ADEFAL.

Nenhum comentário: