quinta-feira, 12 de abril de 2007

Na Mídia

Política22h45, 11 de abril de 2007 - Site Alagoas 24 horas

Cristiano faz pronunciamento para lembrar 30 dias da morte de Gerônimo

O deputado federal Cristiano Matheus (PMDB), usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira, para prestar uma homenagem lembrando os 30 dias da morte do colega de bancada Gerônimo Ciqueira, que faleceu no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, vítima de pneumonia.
Cristiano Matheus foi o único parlamentar do Estado a prestar homenagem ao homem que fundou a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), transformando-a numa referência para o País. Gerônido da Adefal, como ficou conhecido foi o único portador de deficiência física eleito nas eleições de outubro passado.
Em seu pronunciamento Cristiano Matheus lembrou da luta de Gerônimo e destacou sua postura pessoal, a força de vontade e a superação dos limites impostos pela deficiência para chegar às várias conquistas que o levaram a Câmara de Maceió por dois mandatos e à Câmara Federal, onde não teve tempo de concretizar sua missão. “O Brasil perdeu um guerreiro. Um homem simples que venceu todas as lutas e batalhas que travou. A família e os amigos perderam a companhia de uma pessoa obstinada e de caráter incontestável. Mas os alagoanos e os brasileiros como um todo, não tiveram a oportunidade de vê-lo determinado a cumprir seu mandato como uma referência nesta casa. Gerônimo, pelo que fez aqui, entre nós, deve estar num lugar abençoado”, disse Cristiano.
Missa
Na tarde desta quarta-feira, houve a celebração de uma missa na Igreja dos Capuchinhos, que contou com a presença da família, amigos, funcionários da Adefal e admiradores de Gerônimo.
Morte
Gerônimo Ciqueira nasceu no município de Maribondo. A deficiência de Ciqueira foi provocada pela Talidomida, um medicamento que começou a ser usado na década de 50 como um sedativo. Rapidamente, a droga começou a ser prescrita para mulheres gestantes, para combater os enjôos matinais.
Na madrugada do domingo, 10, de março, Gerônimo faleceu no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde estava internado para tratar de problemas respiratórios, que provocaram uma pneumonia.
Ciqueira era o único representante dos portadores de deficiência física na Câmara Federal e a vaga dele foi assumida pelo deputado Augusto Farias, irmão de Paulo César Farias.

Wadson Regis-Jornalista