segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Adefal realiza palestra sobre saúde auditiva no Peti Tabuleiro


Através do projeto Educação em Saúde Auditiva, profissionais do Centro Auditivo da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realizam na tarde desta sexta-feira palestra educativa para a comunidade atendida pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Tabuleiro dos Martins.
A palestra terá início às 14h e abordará o tema Saúde Auditiva: Prevenção é a Melhor Opção e será ministrada por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e estagiárias do curso de Serviço Social da Fits. Durante a palestra os profissionais irão alertar a todos para os cuidados com a saúde auditiva como fator principal para a prevenção da perda da audição.
O Projeto Educação em Saúde Auditiva foi implantado na Adefal desde 2007 e tem como meta visitar escolas, abrigos de idosos e instituições destacando através de palestras a importância da saúde auditiva. Segundo Lidiane Ferraz, assistente social, do Centro auditivo da Adefal, desde a implantação do projeto foram identificados inúmeras pessoas com perdas auditivas leves e graves, alguns casos segundo Lidiane chegaram até a protetização. “A perda auditiva muitas vezes não é identificada inicialmente e quando o usuário sente realmente as conseqüências dessa perda já está em um estágio muito avançado, levando-o ao uso de próteses auditivas. Por isso é importante este trabalho de conscientização e alerta, pois quanto mais sedo identificar o problema melhor será o resultado do tratamento”, destacou Lidiane.
O Peti Tabuleiro atende hoje cerca de 100 crianças, onde são ministradas atividades de inclusão social e de resgate a cidadania através da arte, cultura e do esporte. Na área de saúde o Peti disponibiliza para as crianças atendimentos odontológicos e psicológicos. Agora com o apoio da Adefal o Peti contará também com o trabalho de triagem auditiva e se identificado à necessidade de tratamento a Adefal disponibilizará o atendimento.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: