segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Saúde auditiva

Adefal realiza palestra no Lar Batista Marcolina Magalhães

Cerca de 25 meninas entre 05 e 17 anos do Lar Batista Marcolina Magalhães participaram na última sexta-feira (19) de palestra educativa sobre a saúde auditiva. A ação faz parte do projeto Educação em Saúde Auditiva realizado por profissionais do Centro Auditivo da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal.
A palestra abordou o tema Saúde Auditiva: Prevenção é a Melhor Opção e foi ministrada por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e estagiárias do curso de Serviço Social da Fits.
Durante o evento os jovens foram alertados para os cuidados com a saúde auditiva como fator principal para a prevenção da perda da audição.
O Projeto Educação em Saúde Auditiva foi implantado na Adefal desde 2007 e tem como meta visitar escolas, abrigos de idosos e instituições destacando através de palestras a importância da saúde auditiva.
Segundo a assistente social do Centro auditivo da Adefal, Lidiane Ferraz desde a implantação do projeto o setor já identificou inúmeras pessoas com perdas auditivas em alguns casos sendo necessário a protetização.
Ao falar sobre o risco da perda auditiva Lidiane Ferraz alerta que muitas vezes o problema não é identificada inicialmente, e quando o usuário percebe as conseqüências dessa perda já está em um estágio muito avançado o que dificulta o seu tratamento.
Para a assistente social o trabalho de conscientização que a Adefal vem desenvolvendo ao longo deste projeto é de grande importância, pois além de informar e conscientizar sobre os cuidados com a audição, a equipe faz um trabalho de triagem identificando possíveis casos de perda auditiva.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: