sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sônia Gouveia é esperança de medalha para o Brasil nos jogos paraolímpicos de Pequim


A paraatleta alagoana, Sônia Gouveia representante da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal embarca no próximo dia 19 para São Paulo, onde já no dia 20, seguirá viagem para Macau,na costa sudeste da China, onde permanecerá até o início dos jogos paraolímpicos de Pequim, que acontece entre os dias 6 e 17 de setembro.
Sônia Gouveia, 49 anos, categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso disputa sua segunda paraolimpíada, na bagagem além da sua bíblia, companheira inseparável de viagem, a atleta leva a esperança de milhares de brasileiros e em especial do povo alagoano.
De malas prontas para Pequim, Sônia volta a sonhar com as conquistas e espera que o ouro seja o reconhecimento dessa sua trajetória que teve início em 1986. Desde então a atleta passou a ser referência na prática esportiva do Brasil e principalmente referência para seu estado, Alagoas.
Em seu currículo, a paraatleta além de recordes mundiais e participação em quatro (4) parapan, quatro (4) campeonatos mundiais e agora (2) paraolímpiadas acumula ainda inúmeras conquistas em nível regional, nacional e internacional.
O primeiro Panamericano disputado por Sônia foi em 1990 em Caracas – Venezuela, onde a atleta trouxe para o Brasil a medalha de prata em lançamento de dardo e arremesso de disco. Já em 2000 no México Sônia Gouveia volta aos jogos panamericanos, dessa vez é a dobradinha de medalhas de ouro em lançamento de disco e arremesso de peso e medalha de prata em lançamento de dardo.
O recorde parapan-americano em lançamento de dardo com a marca de 8,38 m foi conquistado em 2003 durante os jogos do panamericanos em Mar Del Plata – Argentina, onde Sônia trouxe também para o Brasil as medalhas de ouro em lançamento de dardo e bronze em lançamento de disco.
No parapan-americano Rio 2007, Sônia garantiu a primeira medalha brasileira nos jogos. A atleta conquistou o bronze, em arremesso de dardo, no Estádio Olímpico João Havelange, medalha que teve o brilho do ouro para o torcedor brasileiro. Sônia também garantiu a medalha de prata em lançamento de disco.
Modesta Sônia Gouveia vê sua convocação já como um a grande conquista. “Chegar a Pequim é mais que uma vitória é uma realização, vou buscar o melhor, mas sei que está lá já representa muito para nós paraatletas que temos que superar grandes desafios”, falou Sônia.
Jogos Paraolímpicos de Pequim
Cerca de 4 mil atletas, de 150 países, acompanhados de 2.500 guias deverão participar dos Jogos paraolímpicos 2008. A delegação Brasileira é a quarta maior desses Jogos Paraolímpicos com uma delegação oficial de 319 componentes, destes 188 são os atletas confirmados em 17 modalidades: atletismo, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro e vela, remo, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: