segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Adefal comemora 27 anos

Missa de ação de graças marca a passagem deste dia

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal comemora nesta terça-feira (12) 27 anos de luta em defesa da pessoa com deficiência. Para celebrar este dia a Instituição irá realizar uma missa de ação de graças. A celebração terá início às 16h com a presença do Padre Manoel José e da cantora Helena dos Anjos.
A celebração marca também uma homenagem em memória do saudoso Gerônimo Ciqueira, que justamente nesta data estaria completando 52 anos.
Ao falar dos 27 anos da Instituição, Luiz Carlos Santana presidente em exercício da Adefal destaca o crescimento da entidade, que iniciou sua trajetória de forma acanhada quando um o grupo Fraternidade Cristã dos Deficientes (FCD) da Igreja de Nossa Senhora Carmo (Igreja do Salgadinho) resolveu lutar pelos direitos da pessoa com deficiência.
“No início era só debates e aos poucos o grupo foi se fortalecendo e vendo que seria possível fazer algo mais. Hoje temos a Adefal uma instituição que é referência para Alagoas e para o Brasil”, falou Santana, o único da equipe de fundadores que permanece na Adefal até os dias de hoje.
Para Santana a Adefal desenvolve um trabalho grandioso, tanto no que se refere à assistência à saúde quanto na luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Atendemos diariamente cerca de 1000 pessoas, desenvolvemos atividades educativas nas áreas de inclusão social, saúde, educação e esporte. Aqui procuramos cada dia mais dar o melhor aos nossos usuários”, ressaltou.
Adefal
Fundada em 12 de agosto de 1980 a Adefal conta atualmente com mais de 5000 associados. A instituição conta, também com três prédios anexos sendo eles: a Adefal Informática; o Serviço Auditivo Sheila Miranda e o Setor Neuropsicomotor, destinado ao atendimento de crianças entre 0 e 16 anos.
Através de convênio com o SUS a Adefal oferece atendimentos médicos como: reabilitação física, neurosensorial e auditiva. Além de exames de eletroencefalograma, eletrocardiograma e concessão de órteses e próteses.
Jade Magalhães

Nenhum comentário: