quinta-feira, 24 de abril de 2008

Adefal participar de campanha de combate e prevenção à hipertensão

Com o slogan “Hipertensão a prevenção é a melhor opção” a Associação de Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realiza nesta sexta-feira (25) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Corpo de Bombeiros um ato público na Praia de Jatiúca (em frente ao Corredor Vera Arruda). O evento tem início às 8h, e marca a passagem do dia nacional de prevenção e combate a hipertensão arterial.
Durante o evento uma equipe técnica e médica da Adefal estarão dando explicações e orientações que auxiliam na prevenção e no controle da hipertensão, também devem participar da solenidade pacientes do setor de alta e média complexidade da Adefal, integrantes da equipe de esporte, e do grupo de hipertensos, diabéticos e amputados da Adefal.
Equipes da Adefal e do Corpo de bombeiro estarão no local realizando teste de glicemia e aferição de pressão durante toda manhã. Os profissionais aproveitam o momento pata esclarecer e alertar a população para o risco da hipertensão arterial uma das principais causas do acidente vascular cerebral (AVC), ou simplesmente derrame cerebral, que geralmente acarreta graves seqüelas dentre elas a deficiência física.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, o derrame é a principal causa de morte, ultrapassando o infarto. Sua elevada incidência se deve a hábitos inadequados da população e a ausência de programas preventivos na área de saúde.
Diante desta realidade a Adefal que atende diariamente inúmeras pessoas vítimas de AVC, sente-se no dever de alertar a população dos riscos e das conseqüências da hipertensão arterial.
Segundo o presidente em exercício da Instituição Luiz Carlos Santana ações como essas é de grande importância, pois trata de ações preventivas e educativas. “É nosso dever alertar a população e pressionar os Poderes Públicos para implantações de ações públicas de saúde preventiva, pois apesar da extinção da paralisia infantil no Brasil o número de pessoas com deficiência física vem crescendo, isso acontece devido aumento de casos de AVC, acidente de trânsito e violência urbana, o que poderia ser minimizado com ações preventivas”,explicou. Santana.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: