terça-feira, 14 de agosto de 2007

Atleta da Adefal Sônia Gouveia conquista primeira medalha brasileira nos jogos pararapan-americano

A atleta alagoana Sônia Gouveia, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal garantiu a primeira medalha brasileira nos jogos parapan-amerciano Rio 2007. A atleta conquistou o bronze no arremesso de dardo, no Estádio Olímpico João Havelange, medalha que teve o brilho do ouro para o torcedor brasileiro. As medalhas de prata e ouro ficaram com as mexicanas Estela Salas e Esther Eivera.
Sônia Gouveia, categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, aos 49 anos acumula em seu currículo, além de recordes mundiais a participação em três (3) parapan, quatro (4) campeonatos mundiais e uma (1) olimpíada.
A estréia da equipe brasileira nos Jogos Parapan-americanos não poderia ser melhor. Logo no primeiro dia de competições, a conquista de 25 medalhas brasileiras deixou o país na liderança do Parapan. Foram nove medalhas de ouro, seis de prata e dez de bronze. O Canadá vem atrás, em segundo lugar, com 12 medalhas (seis de ouro, três de prata e três de bronze). Em terceiro está os Estados Unidos com 15 medalhas (cinco de ouro, seis de prata e quatro de bronze). O Canadá superou os Estados Unidos em medalhas de ouro, por isso, ficou na segunda posição.
Nesta terça-feira (14), também representando o estado de Alagoas e a Adefal o atleta João Tenório, categoria F55 promete fazer uma brilhante atuação e quem sabe mais uma medalha para o Brasil e para o povo alagoano.
João Tenório, 33 anos, pernambucano de origem, mas alagoano de coração, perdeu os movimentos dos membros inferiores há cerca de 9 anos em um acidente de trabalho, onde caiu de uma altura de 12 m, desde então dedica-se a prática esportiva, este é o primeiro parapan-americano disputado pelo atleta que vai disputar nas categorias de lançamento de discos e dardo e arremesso de peso
A veterana Sônia Gouveia volta a competir amanhã (15) desta vez a expectativa de medalhas é no lançamento de disco e na próxima sexta-feira a atleta encerra sua participação no parapan na disputa em arremesso de peso.


Jade Magalhães