quinta-feira, 26 de julho de 2007

Atletas da Adefal a caminho do Parapan-americano Rio 2007

A pouca mais de cinco dias do embarque para o Rio de Janeiro, onde será disputado os jogos parapan-americano 2007, o clima de ansiedade toma conta dos atletas paraolípicos João Tenório e Sônia Gouveia da Associação dos Deficientes de Alagoas – ADEFAL.
Após uma semana de muito treino os atletas embarcam no próximo dia 1º, e levam com eles a responsabilidade de representar Alagoas e Adefal no atletismo nas categorias de lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, e principalmente a missão de mostrar para o mundo a força dos paraatlestas brasileiros.
A veterana em jogos panamericanos Sônia Gouveia, categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, aos 49 anos acumula em seu currículo, além de recordes mundiais a participação em três (3) parapan, quatro (4) campeonatos mundiais e uma (1) olimpíada.
O primeiro Panamericano disputado por Sônia foi em 1990 em Caracas – Venezuela, onde a atleta trouxe para o Brasil a medalha de prata em lançamento de dardo e arremesso de disco.
Em 2000 no México Sônia Gouveia volta aos jogos panamericanos dessa vez é a dobradinha de medalhas de ouro em lançamento de disco e arremesso de peso e medalha de prata em lançamento de dardo.
O recorde parapan-americano em lançamento de dardo com a marca de 8,38 m foi conquistado em 2003 durante os jogos do panamericanos em Mar Del Plata – Argentina, onde Sônia trouxe também para o Brasil as medalhas de ouro em lançamento de dardo e bronze em lançamento de disco.
Estreando em jogos panamericanos João Tenório, categoria F56 promete fazer uma brilhante atuação. O atleta de 33 anos perdeu os movimentos dos membros inferiores há cerca de 9 anos em um acidente de trabalho, onde caiu de uma altura de 12 m, desde então dedica-se a prática esportiva.
João Tenório que até início desde ano dividia-se entre a prática de basquete e o atletismo, hoje optou pelo atletismo e já conta em seu currículo com títulos importantes como de campeão Brasileiro em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso no Rio de Janeiro em 2005 e campeão Regional nos anos de 2003, 2004,2005 e 2006.
Em 2007 João Tenório vem apresentando resultados ainda mais satisfatórios como o ouro em lançamento de disco e arremesso de peso durante o Circuito Regional Nordeste da Loteria Caixa de natação e atletismo realizado em Natal. Já no Circuito Nacional da Loteria Caixa de natação e atletismo, em Porto Alegre o desempenho do atleta foi ainda melhor, e o ouro veio nas categorias de lançamento de discos e dardo e arremesso de peso.
O Parapan-americono Rio 2007 acontece entre os dias 12 e 19 de agosto, onde 1.300 atletas paraolípicos se enfrentarão e diversas modalidades.


Jade Magalhães