quinta-feira, 5 de julho de 2007

Adefal lança 1º serviço de atendimento jurídico para pessoas com deficiência em Alagoas

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal, lança nesta sexta-feira (06), às 9h, o balcão de atendimento jurídico para pessoas com deficiência. O evento de lançamento acontece durante um café da manhã na sede da Instituição e vai reunir representantes de várias instituições e da área jurídica de Alagoas. Durante a solenidade os advogados e pesquisadores Rita Mendonça e Sérgio Coutinho, idealizadores do projeto irão apresentar detalhadamente o objetivo e a função do serviço jurídico que será implantado na Adefal.
O Balcão de Atendimento jurídico específico para pessoa com deficiência é algo inovador em Alagoas e segundo a presidente da Adefal Roseane Cavalcante, o projeto tem dos pontos importantes. “O implantarmos o balcão de atendimento jurídico a Adefal abre ainda mais a suas portas para todas as pessoas com deficiência, independentes de serem associados da Adefal, além do mais a parceria entre a Instituição e faculdades de direito de Maceió, vai capacitar estagiários para que possam atuar de forma específica na defesa do direito da pessoa com deficiência, matéria que não é vista nas faculdades”, destacou Roseane.
O setor jurídico da Adefal iniciará as atividades ao público na próxima segunda-feira (9) e funcionará com um atendente, um advogado e dois estagiários de Direito por turno, este equipe e mais alguns estudantes de direitos e funcionários da Adefal passaram durante toda essa semana por um processos de capacitação realizado pela Comissão de Capacitação Permanente do Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho em Alagoas – CPC/NCDOT-AL.
Durante o processo de capacitação foram abordados temas como: Trabalho, Educação, Saúde e Assistência Social, Acessibilidade e Direitos Humanos (este último, tratando dos documentos internacionais e os dispositivos constitucionais que tratam da pessoa com deficiência).
O “Balcão de Atendimento Jurídico receberá o nome de Walmer da Trindade Urtiga em homenagem a um dos idealizadores da Adefal o advogado Walmer que ao lado de Gerônimo fundou instituição em 1981.Walmer falecido há aproximadamente três anos prestou um grande trabalho no processo de valorização e de inclusão social da pessoa com deficiência. Sendo dele o mérito da primeira denúncia formal de discriminação no mercado de trabalho contra a pessoa com deficiência em Alagoas, abrindo com isso um caminho importante para o crescimento do número de deficientes no mercado de trabalho.

Jade Magalhães