domingo, 1 de julho de 2007

Adefal realiza capacitação para implantação do Balcão de Atendimento Jurídico

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realiza de 2 a 6 de julho o processo de capacitação jurídica para funcionários e para a equipe atuará no Balcão de atendimento Jurídico da Instituição. O projeto desenvolvido em parceria pelos advogados e pesquisadores Rita Mendonça e Sérgio Coutinho implanta em Maceió o primeiro serviço de atendimento jurídico específico para pessoa com deficiência.
O Balcão de atendimento jurídico funcionará na sede da Adefal, a equipe é composta por um atendente, um advogado e dois estagiários de Direito por turno. Além de garantir os direitos da pessoa com deficiência o Balcão de atendimento surge também com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem nesta área específica, garantindo assim um atendimento jurídico que possibilite soluções menos desgastantes e mais céleres no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência.
O processo de capacitação será realizado pela Comissão de Capacitação Permanente do Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho em Alagoas – CPC/NCDOT-AL, durante o treinamento serão abordados temas como: Trabalho, Educação, Saúde e Assistência Social, Acessibilidade e Direitos Humanos (este último, tratando dos documentos internacionais e os dispositivos constitucionais que tratam da pessoa com deficiência).
Para a presidente da Adefal Roseane Cavalcante o projeto é um grande passo na luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, pois além de capacitar os profissionais para atuarem na área específica dos direitos da pessoa com deficiência, vai garantir as pessoas com deficiência a oportunidade de lutar dignamente por seus direitos. “O Balcão de atendimento é um serviço que atenderá todas as pessoas com deficiência, independente que sejam associados da Adefal”, explica Roseane.
O “Balcão de Atendimento Jurídico Walmer da Trindade Urtiga, será inaugurada na sexta-feira (6) e receberá este nome em homenagem a um dos idealizadores da Adefal o advogado Walmer Tindade que ao lado de Gerônimo Ciqueira fundou instituição em 1981.
Walmer falecido há aproximadamente três anos prestou um grande trabalho no processo de valorização e de inclusão social da pessoa com deficiência. Sendo dele o mérito da primeira denúncia formal de discriminação no mercado de trabalho contra a pessoa com deficiência em Alagoas, abrindo com isso um caminho importante para a inclusão do deficiente no mercado de trabalho.

Jade Magalhães