segunda-feira, 25 de junho de 2007

Arraial da Adefal anima Maceió nesta sexta-feira

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas realiza nesta sexta-feira (22) às 14:30 o Arraial da Adefal. A Festividade marca a passagem dos festejos juninos na Capital alagoana, e tem como objetivo proporcionar aos pacientes, funcionários e a população em geral um momento de resgate as tradições culturais de Maceió. Durante toda à tarde apresentações folclóricas se encarregam da animação da festividade.
Com apoio da liga do bumba-meu-boi de Maceió a Adefal leva ao público, atrações como quadrilha, coco de roda e bumba-meu boi. Comidas regionais e forró pé de serra não poderiam faltar, sem esquecer o tradicional sorteio do Balaio de São João e da eleição da matuta mais bonita que receberá o título de rainha do milho Adefal 2007.
Para a presidente da Adefal, Roseane Cavalcante o evento não tem apenas o papel de divertir, mas também de incluir a pessoa com deficiência dentro de festividades do dia-a-dia da cidade. “É muito importante esse momento de descontração para os pacientes, é um momento onde podemos nos confraternizar e resgatar juntos a auto-estima dos mesmos”, declarou Roseane.
Para Roseane o Arraial da Adefal é um processo de reabilitação só que não físico, e sim psicológico. “Ao incluir a pessoa com deficiência em festividades como carnaval no “Bloco Balança mais Não Cai” e no “Arraial da Adefal” estamos dando um passo importante no contexto de inclusão e principalmente na quebra de preconceitos, que infelizmente ainda existe. A pessoa com deficiência é um ser humano normal, apenas com algumas limitações, enfatizou Roseane.
Roseane que há 3 meses assumiu a presidência da Adefal, fala emocionada da falta e da saudade que todos sentem, do grande incentivador e idealizador da Instituição, Gerônimo Ciqueira e de como é difícil prosseguir sem Ele. “Nós que fazemos a Adefal temos o compromisso de concretizar todos os sonhos e trabalhos de Gerônimo. É muito difícil realizar eventos como esse, pois nos faz lembrar do amigo e companheiro Gerônimo, que apesar de não ter sido um grande folião, adorava ver a alegria estampada no rosto dos nossos pacientes”, finalizou Roseane.

Jade Magalhães