domingo, 29 de junho de 2008

Projeto Calçada Legal vai beneficiar milhares de deficientes atendidos pela Adefal

O que até hoje parecia um sonho ou apenas promessas para muitos deficientes nesta segunda-feira passa a ser uma realidade. O Projeto Calçada Legal da prefeitura de Maceió, que visa a padronização de calçadas e passeios públicos, de acordo com o decreto n.º 5.296 que garante o direito a acessibilidade, dá os primeiros passos para a construção de uma cidade acessível à todos. E será a Rua Clementino do Monte, no bairro do Farol (Rua da Adefal) que receberá a primeira obra. Para oficializar a ação o prefeito Cícero Almeida (PP) assinará na manhã desta segunda-feira em frente à sede da Adefal a ordem de serviço para a execução do Projeto.
A reivindicação da padronização das calçadas nesta rua já é uma luta antiga, que surgiu com as ações do saudoso Gerônimo Ciqueira, o Projeto já chegou a receber outros nomes como calçada ideal, mas não passou do papel. Para o presidente em exercício da Adefal, Luiz Carlos Santana a concretização deste projeto é um vitória não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para toda sociedade. “Quando se fala em acessibilidade falamos não apenas em defesa dos deficientes, pois uma cidade com acessibilidade garante benefícios a todos, a exemplo de idosos, crianças e obesos”, destacou Santana.
Quem percorre esta região diariamente se depara com cenas chocantes, onde deficientes, principalmente os cadeirantes são obrigados a disputar espaços com os automóveis, pois a falta de padronização das calçadas impede a circulação dos mesmos. Com a execução do projeto todas as calçadas de ambos os lados da rua serão padronizadas sem nenhum ônus para os moradores.
Contente com a conquista Luiz Carlos Santana destaca a iniciativa do prefeito de forma bastante positiva e espera que o projeto se estenda por outras ruas da cidade.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: