segunda-feira, 16 de junho de 2008

A paraatleta Sônia Gouveia representará a Adefal e Alagoas nas paraolímpiadas em Pequim

A paraatleta alagoana, Sônia Gouveia representante da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal volta a brilhar no cenário esportivo, aos 49 anos, Sônia categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso vai representar Alagoas nos jogos paraolímpicos de Pequim, que acontecerão na China, entre os dias 6 e 17 de setembro.
Em seu currículo, além de recordes mundiais a participação em quatro (4) parapan, quatro (4) campeonatos mundiais e agora (2) paraolímpiadas Sônia acumula ainda inúmeras conquistas em nível regional, nacional e internacional.
O primeiro Panamericano disputado por Sônia foi em 1990 em Caracas – Venezuela, onde a atleta trouxe para o Brasil a medalha de prata em lançamento de dardo e arremesso de disco.
Em 2000 no México Sônia Gouveia volta aos jogos panamericanos dessa vez é a dobradinha de medalhas de ouro em lançamento de disco e arremesso de peso e medalha de prata em lançamento de dardo.
O recorde parapan-americano em lançamento de dardo com a marca de 8,38 m foi conquistado em 2003 durante os jogos do panamericanos em Mar Del Plata – Argentina, onde Sônia trouxe também para o Brasil as medalhas de ouro em lançamento de dardo e bronze em lançamento de disco.
No parapan-americano Rio 2007 garantiu a primeira medalha brasileira nos jogos. A atleta conquistou a medalha de bronze, em arremesso de dardo, no Estádio Olímpico João Havelange, medalha que teve o brilho do ouro para o torcedor brasileiro. Sônia também garantiu a medalha de prata em lançamento de disco.
Com o anúncio na última quinta-feira (12) da relação oficial dos atletas convocados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para integrar a Seleção Brasileira que representará o país nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, Sônia volta a sonhar e esperando que mais uma vez o ouro seja o reconhecimento dessa sua brilhante trajetória.
Modesta a paraatleta vê sua convocação já como um a grande conquista. “Chegar a Pequim é mais que uma vitória é uma realização, vou buscar o melhor, mas sei que está lá já representa muito para nós paraatletas que temos que superar grandes desafios”, falou Sônia.
Sônia Gouveia é uma das integrantes da delegação brasileira que já conta com 187 vagas garantidas em 14 modalidades nos Jogos Paraolímpicos de Pequim: atletismo, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro e vela, remo, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado .

Jade Magalhães: 9929-0577

Nenhum comentário: