quinta-feira, 15 de maio de 2008

Parceria entre ADEFAL e CEAP visa ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - Adefal em parceria com o Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas- CEAP lançam nesta sexta-feira (16) às 9h na sede da Adefal, o Projeto Cidadania, cujo objetivo é garantir a qualificação profissional das pessoas com deficiência e com isso ampliar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho alagoano. Participam desta cerimônia representantes de empresas de Maceió, que já disponibilizam vagas para deficientes e diversas autoridades ligadas à causa.
Durante a cerimônia representantes do CEAP irão apresentar as propostas para garantir uma mão de obra qualificada, como também para a adequação de empresas para o cumprimento do Decreto 3.298/99 que garante através de cotas a inclusão de profissionais com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários.
Inicialmente será ministrado através do CEAP, o curso Básico do Projeto Cidadania, onde os alunos participaram de aulas presenciais durante 3 meses, obedecendo uma carga horária de 264h onde serão abordadas as seguintes disciplinas: português básico; matemática básica; informática básica; relações interpessoais; Como entender o mercado de trabalho; marketing; a comunicação como ferramenta de gestão empresarial; técnicas de apresentação de projetos; como falar em público; marketing pessoal; a importância do trabalho em equipe e o perfil do profissional empreendedor.
De acordo com o presidente em exercício da Adefal, Luiz Carlos Santana a parceria é de grande relevância, pois surge para acabar com o conceito de que existem vagas para deficientes no mercado de trabalho, porém falta a qualificação desses profissionais. “Hoje as empresas falam da falta de profissionais com deficiência com qualificação profissional. Agora através desta parceria a própria empresa pode investir na qualificação dessas pessoas. Acredito que está parceria só veio contribuir para inclusão profissional como também social da pessoa com deficiência em Alagoas”, destacou Santana.

Jade Magalhães

Nenhum comentário: