quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Adefal lança campanha de inclusão social no dia nacional de luta em defesa dos deficientes

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal lança na próxima sexta-feira (21) às 11:30, no ginásio do Colégio Marista, a campanha de inclusão social através da prática esportiva. O projeto tem como objetivo levar os atletas da instituição para fazer apresentações de basquete em escolas e universidades de Maceió, como também proporcionar palestra sobre temas específicos.
Com o foco na formação de crianças jovens e adultos a campanha é mais uma ação de inclusão e resgate da cidadania, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
Ao falar sobre o projeto a presidente da Adefal, Roseane Cavalcante destaca a importância de ações inclusivas, principalmente na área educacional, tendo em vista a necessidade de acabar com preconceitos os quais leva a sociedade vê as pessoas com deficiência com coitados ou incapazes.
Roseane destaca ainda que essa é a primeira ação da Adefal junto a instituições educacionais. “Hoje já temos ações de inclusão no mercado de trabalho, na garantia de direitos, na saúde, no esporte, mas especificamente na área da educação essa é a primeira ação voltada ao seguimento”, explicou Roseane.
O projeto que inicia neste dia 21 marca a passagem do dia nacional e municipal de luta em defesa da pessoa com deficiência. Para Roseane é preciso ir muito mais além do que a garantia de direitos, é necessário acima de tudo à garantia de respeito e dignidade. “Ao quebrarmos as barreiras do preconceito, certamente estamos dando a possibilidade que as pessoas com deficiência sejam vistas não por suas limitações, e sim por suas potencialidades”, finalizou Roseane.

Jade Magalhães