segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Adefal entra na campanha em atenção ao dia internacional à gagueira

De forma descontraída e lúdica a equipe de fonoaudiólogas da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal invadem nesta quarta-feira (22) – Dia Nacional de Atenção a Gagueira – o calçadão do comércio de Maceió e abordam o tema: “Gagueira não tem graça. Tem tratamento” através de apresentação de teatro de fantoche, panfletagem e vídeos educativos. A ação dos profissionais tem como objetivo alertar a população para a gravidade do problema. O evento terá início às 14h e faz parte das atividades da semana nacional de atenção a gagueira, realizada em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal.
De acordo com coordenadora do serviço de fonoaudiólogia da Adefal Rayné Melo a atividade tem com ponto principal a prevenção e a orientação de como lidar com o problema da gagueira. Segundo a fonoaudióloga crianças entre 2 e 6 anos podem naturalmente apresentar o quadro de gagueira, pois nesse período estão adquirindo a linguagem oral, o qual não permanece ao longo dos anos. “Porém, é importante que neste período as crianças possam contar com o apoio e orientação para lidar com o problema, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, pois a falta de esclarecimento pode agravar a situação gerando um quadro real de gagueira”, explica Rayné.

Para a Rayné uma das melhores formas de tratamento da gagueira é a prevenção, por isso a fonoaudióloga aconselha que aos primeiros sinais de gagueira deve-se procurar a orientação de um profissional especializado. “Não existe idade mínima para se procurar ajuda profissional, procure o fonoaudiólogo assim que os primeiros sintomas da gagueira forem percebidos. O tratamento da gagueira é eficaz, principalmente se realizado precocemente e por um profissional especializado”, finalizou Rayné.


Jade Magalhães

Nenhum comentário: